UOL Notícias Notícias
 

26/08/2008 - 11h39

Suposta rede de cooperadores das Farc é desarticulada no Equador

Quito, 26 ago (EFE).- A Polícia do Equador desarticulou uma suposta rede de cooperadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na província de Carchi (no norte e que faz fronteira com a Colômbia) informou hoje o jornal "El Comercio".

Segundo a publicação, a Polícia deteve em uma operação realizada ontem na região de Las Peñas - sul da cidade de Tulcán (capital de Carchi) - Miguel T. e Edwin P., cujas nacionalidades não foram reveladas.

Na operação, denominada Laguna II, também foi apreendido um carro com placa de Bogotá.

O chefe interino da Polícia Antinarcóticos do Equador, Darwin Yandún, explicou que a operação foi o resultado de uma perseguição de três meses que permitiu deter o suposto líder do grupo, que aparentemente era responsável por enviar todo tipo de materiais explosivos para a frente 29 das Farc.

Segundo Yandún, Miguel T. manteve contato com Edwin P. e ambos acertaram a data do envio do material explosivo, que foi comprado de pessoas oriundas da cidade de Otavalo, na província de Imbabura, também no norte do Equador.

Miguel T. foi detido quando tentava transportar a mercadoria e a Polícia chegou ao local, um sítio de propriedade de Edwin P., informa o jornal.

No local foram localizadas 60 bananas de dinamite e 143 fuzis.

"Este tipo de material é usado pelos grupos subversivos para a elaboração de artefatos explosivos", afirma o "El Comercio".

Miguel T. disse que o material pertence a uma companhia de construções da Colômbia e que seria usado em uma estrada, enquanto Edwin P. afirmou que chegou a um acordo com Miguel T. para entregar o material a ele e receber US$ 100 pelo produto.

No entanto, Yandún ressaltou que o suposto líder desta rede de voluntários da guerrilha mantinha contato com integrantes das Farc para acertar a entrega da mercadoria, publica o jornal.

A Frente 29 das Farc opera nas regiões de Charco e Nariño, e os contínuos combates com o Exército geram deslocamentos de moradores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host