UOL Notícias Notícias
 

30/08/2008 - 20h56

Obama abre vantagem sobre McCain em intenção de votos, diz pesquisa

Washington, 30 ago (EFE) - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, abriu vantagem de oito pontos sobre seu adversário republicano, John McCain, na intenção de votos dos americanos depois da Convenção Democrata em Denver, segundo uma pesquisa publicada hoje.

Uma nova pesquisa de Gallup indica que 49% dos eleitores preferem atualmente o senador por Illinois como próximo presidente dos Estados Unidos, contra 41% que escolheriam McCain.

A pesquisa foi elaborada com base em entrevistas entre quarta e sexta-feira, com o que incluiu dois dias de Convenção.

As entrevistas de sexta-feira foram realizadas em um ambiente político incomum, já que foram as primeiras que ocorreram depois do discurso de aceitação de Obama e depois da apresentação, em público, de Sarah Palin, a companheira de chapa de McCain.

Apesar do impacto do anúncio de McCain, Obama seguia à frente do senador pelo Arizona, o que pode ser atribuído, segundo o Gallup, ao impulso dado pela Convenção Democrata.

Agora que o foco da atenção se desvia à Convenção Republicana, que começa na segunda-feira em Minneapolis-St.Paul (Minnesota), é de esperar que McCain receba um impulso semelhante ao do adversário nas pesquisas.

Outra pesquisa da mesma empresa sobre o "número dois" de McCain, a candidata à Vice-Presidência do Partido Republicano, Sarah Palin, mostra que a governadora do Alasca é uma grande desconhecida para os americanos.

De fato, a maioria dos cidadãos afirma que não a conhece suficientemente para ter uma opinião sobre ela, e o número de eleitores que identificam seu nome com sua pessoa é o mais baixo de todos os candidatos recentes à Vice-Presidência.

Uma grande maioria dos entrevistados assegura que sua aparição no cenário eleitoral não vai influenciar em seu voto e afirma que Palin não está qualificada para substituir McCain na Presidência dos Estados Unidos.

Isto faz com que tenha recebido a menor nota de quase todos os candidatos à Vice-Presidência anteriores a ela, com exceção de Dan Quayle (que concorreu às eleições com o ex-presidente George Bush).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host