UOL Notícias Notícias
 

12/09/2008 - 14h24

Governo e oposição do Zimbábue definirão acordo antes de segunda

Harare, 12 set (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, vão acertar antes da próxima segunda-feira os detalhes pendentes do acordo alcançado ontem para a formação de um Governo de união nacional.

O acordo, segundo disseram à Agência Efe fontes de ambas as partes, contempla que Tsvangirai seja o primeiro-ministro e chefe do Conselho de Ministros, enquanto Mugabe permanecerá na Presidência e liderará o Gabinete, uma regra cujos detalhes ainda não foram explicados.

As mesmas fontes disseram que Tsvangirai encabeçará o Executivo e também controlará a Polícia, enquanto Mugabe, cujo papel real no Governo não ficou claro, manterá a chefia das Forças Amadas.

Após conseguir o acordo, o opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC) de Tsvangirai, reconheceu que não é o pacto não é o melhor que esperava.

"Embora haja coisas que não queríamos, o assinaremos porque é o melhor para o país", ressaltou hoje seu porta-voz, Nelson Chamisa, à Efe.

Já a governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF) está satisfeita com o acordo, que permite a Mugabe manter a direção do Gabinete.

Patrick Chinamasa, ministro da Justiça, disse hoje à Efe que o acordo mostra que os zimbabuanos "estão aborrecidos com a divisão e polarização e querem avançar".

Segundo uma fonte das negociações, a proposta para Tsvangirai ser chefe do Conselho de Ministros e Mugabe liderar o gabinete foi apresentada pelo mediador nas negociações, o presidente sul-africano Thabo Mbeki, que desse modo conseguiu superar as diferenças sobre quem controlava o Governo.

A fonte afirmou que no novo Governo a Zanu-PF e a facção majoritária do MDC de Tsvangirai terão um número similar de pastas, enquanto a minoritária do grupo opositor, liderada por Arthur Mutambara, terá poucos Ministérios.

Esta será a primeira vez que Mugabe compartilhará o poder executivo com a oposição nos 28 anos transcorridos desde a independência do Zimbábue do Reino Unido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,24
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h29

    0,10
    63.822,81
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host