UOL Notícias Notícias
 

22/09/2008 - 19h31

Parlamento francês decide manter tropas no Afeganistão

Paris, 22 set (EFE).- O Parlamento francês aprovou hoje a manutenção das forças militares no Afeganistão, com o apoio dos partidos que respaldam o Governo conservador e o voto contra da oposição.

A prorrogação da presença das forças francesas no Afeganistão foi aprovada pelos votos do partido conservador União por um Movimento Popular (UMP) e seu aliado o Novo Centro, enquanto o Partido Socialista (PS), o Partido Comunista da França (PCF) e os Verdes votaram contra.

No total, foram 343 votos a favor e 210 contra na Assembléia Nacional. Já no Senado, foram 209 favoráveis e 119 contrários.

Atualmente, a França tem desdobrados no Afeganistão 3.200 militares, lembrou o ministro da Defesa, Hervé Morin, em discurso durante o debate parlamentar no qual pediu a unidade em apoio às tropas.

No início da sessão na Assembléia Nacional, os deputados fizeram silêncio por um minuto em homenagem aos dez soldados franceses que morrem em uma emboscada no Afeganistão em 18 de agosto.

O primeiro-ministro François Fillon anunciou o envio de mais helicópteros, equipamentos de escuta e aviões nas próximas semanas ao Afeganistão.

Desde os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, a segurança da França "não se limita a suas fronteiras", disse Fillon, que afirmou que a estratégia do país "é a da reconstrução rápida do Afeganistão".

Ao se referir ao Paquistão, disse que "os talibãs se aproveitam da porosidade das fronteiras" entre esse país e o Afeganistão. Para ele, atentados como os de Nova York e Madri colocam uma "exigência moral" de continuar o combate contra o terrorismo.

Os socialistas franceses exigem um calendário que limite a presença das tropas francesas no Afeganistão. Em resposta, o presidente Nicolas Sarkozy disse que esta idéia é "um calendário artificial" e "não serviria mais que aos interesses dos terroristas".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host