UOL Notícias Notícias
 

26/09/2008 - 14h01

Medvedev anuncia modernização de sistema de proteção nuclear

Moscou, 26 set (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou hoje planos de modernizar o sistema de proteção nuclear para 2020, o que incluiria a criação de um novo programa de defesa espacial.

"Devemos contar com um sistema de dissuasão nuclear que garanta a tomada de decisões em diferentes situações políticas e militares para 2020", assegurou Medvedev em reunião com altos comandantes militares em Orenburgo, ao sul dos Urais.

Nesse programa, o chefe de Estado russo antecipou que também "será criado um sistema de defesa aeroespacial", segundo informaram as agências russas.

"Planejamos a construção em grande escala de navios de diferentes classes, em particular, submarinos nucleares armados com mísseis de cruzeiro", afirmou.

Medvedev ressaltou que a guerra com a Geórgia pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul "aumentou a necessidade de cumprir esses objetivos".

"Há muito pouco tempo tivemos que repelir uma agressão lançada pelo regime georgiano. O que demonstrou que uma guerra pode eclodir repentinamente", ressaltou.

Recentemente, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, havia anunciou um aumento de 27% da despesa com segurança e defesa em 2009.

O novo programa de rearmamento russo inclui mísseis balísticos intercontinentais, submarinos nucleares e aviões estratégicos, em uma tentativa de manter a paridade nessa matéria em relação aos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host