UOL Notícias Notícias
 

23/10/2008 - 17h50

UE diz que alinhará posições antes de cúpula do G20 sobre crise

Bruxelas, 23 out (EFE).- Os chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) realizarão uma cúpula informal em 7 de novembro, quando, em Bruxelas, vão se preparar para a reunião do G20 sobre a crise financeira que acontecerá na semana seguinte em Washington, anunciou hoje a França, à frente da Presidência rotativa do bloco.

No encontro, os líderes europeus vão alinhar critérios com vistas à cúpula de 14 e 15 de novembro nos Estados Unidos. Além disso, vão debater possíveis soluções para a crise que atinge a economia internacional.

"A cúpula será uma pequena reunião para combinar uma postura européia" no encontro na capital americana, destacaram fontes diplomáticas.

A cúpula de Washington, que vai reunir EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá, Japão, Rússia e os países emergentes e em desenvolvimento, entre eles o Brasil, será a primeira de uma série de reuniões nas quais os líderes internacionais analisarão como fazer frente à atual crise financeira e a suas implicações econômicas.

Fontes disseram que a UE começará a se preparar para Washington em 3 de novembro, na reunião de ministros das Finanças dos países da zona do euro, e no encontro dos ministros de Economia e Finanças da EU, que acontecerá ante do dia 7.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host