UOL Notícias Notícias
 

18/11/2008 - 08h55

China diz que tentativas independentistas do Tibete estão fadadas ao fracasso

Pequim, 18 nov (EFE).- O Governo chinês reiterou hoje que as tentativas independentistas do Tibete estão condenadas ao fracasso, enquanto a comunidade tibetana no exílio realiza um histórico conclave para decidir o futuro do movimento em relação ao domínio chinês.

Qualquer tentativa de buscar a independência "está fadada ao fracasso", disse hoje o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, ao acrescentar que "o autodenominado Governo tibetano não é reconhecido por nenhum Governo no mundo".

A cidade indiana de Dharamsala, no Himalaia, é palco esta semana do conclave do Governo tibetano no exílio para decidir sobre a disputa travada com a China pelo estatuto do Tibete, com a presença de 500 delegados.

As declarações de Qin respondem à corrente mais radical presente em Dharamsala, cujos membros pedem a separação da linha conciliadora do dalai lama e reivindicam abertamente a independência do Tibete.

Desde 2002, enviados do dalai lama tiveram oito rodadas de diálogo com as autoridades chinesas, a última delas no início deste mês, e todas elas sem resultados visíveis.

"A postura da China é clara e decidida", acrescentou o porta-voz chinês, em referência ao pedido de Pequim para que o líder tibetano abandone qualquer idéia de independência antes de chegar a acordos concretos.

O dalai lama se exilou do Tibete em 1959, após a chegada a Lhasa das tropas chinesas para reprimir a insurreição tibetana, e se instalou em Dharamsala, no norte da Índia, país onde vivem cerca de 100 mil exilados tibetanos.

Em 10 de março, no aniversário da rebelião de 1959, explodiu uma nova revolta na capital da região tibetana, na qual morreram 18 civis e um policial, segundo os números oficiais chineses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host