UOL Notícias Notícias
 

01/12/2008 - 14h25

Ex-primeira-dama, Hillary volta à Casa Branca como secretária de Estado

Washington, 1 dez (EFE) - Derrotada nas primárias democratas para a Presidência americana este ano, Hillary Clinton foi nomeada hoje pelo seu então adversário e atual presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, como secretária de Estado.

A ex-primeira-dama, uma política experiente, sempre se dizia pronta para assumir o Governo da maior potência mundial e agora, aparece como sucessora de Condoleeza Rice no Departamento de Estado.

O sobrenome do marido sempre foi um grande trunfo, como ficou claro nos últimos meses na campanha para a Presidência, em que Bill Clinton lotou os comícios apoiando Hillary.

No período, muitos especularam que Bill estaria devolvendo os favores que sua esposa lhe fez ao perdoá-lo por suas famosas infidelidades.

Ainda está gravada na mente de muitos americanos a imagem dos Clinton cruzando os jardins da Casa Branca, em 1998, após a descoberta de que Bill havia tido um romance com Monica Lewinsky, uma estagiária da residência oficial.

Na ocasião, o casal saiu de férias com a filha Chelsea. Apesar dos problemas conjugais, ela permaneceu ao lado do marido.

A decisão a recompensou politicamente, pois foi eleita para o Senado em 2001.

Nascida em 1947, em Chicago, Hillary foi criada em uma rígida família, que tinha por hábito não aceitar a fraqueza de caráter.

A imprensa americana cita freqüentemente uma recordação de seu pai, Hugh Rodham, que depois de a pequena Hillary chegar um dia em casa com notas altas, disse que estudar naquele colégio devia ser muito fácil.

Em outra ocasião, quando Hillary reclamou de que alguém implicava com ela na escola, a mãe, Dorothy, respondeu que na casa dos Rodham não havia lugar para covardes.

Segundo os analistas, a rígida educação ajudou a candidata a desenvolver uma personalidade forte, que fez com que lidasse melhor com os golpes políticos que ela e o marido tiveram que suportar e que agora enfrentará como secretária de Estado.

DADOS BÁSICOS Nome: Hillary Diane Rodham Clinton Nascimento: 26 de outubro, 1947, Chicago, Illinois Marido: William Jefferson Clinton. Casaram-se no dia 11 de outubro de 1975 Filha: Chelsea Victoria Religião: Metodista Educação: Wellesley College, 1969; Escola de Direito de Yale, 1973.

Histórico profissional: Trabalhou como Advogada em Massachusetts e Arkansas. Escolhida para o Senado em 2001.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host