UOL Notícias Notícias
 

16/12/2008 - 11h16

Lula afirma que países do Mercosul têm força para enfrentar a crise

Costa do Sauípe (Bahia), 16 dez (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as economias e democracias dos países do Mercosul são suficientemente fortes para enfrentar os efeitos da crise mundial, ao inaugurar hoje a 36ª cúpula do bloco.

"Nossa força para enfrentar a recessão global não está só na força de nossas economias, mas também no vigor de nossas democracias", disse Lula na sessão inaugural, com a presença de vários convidados especiais, entre eles o presidente cubano, Raúl Castro.

Lula ressaltou que os países latino-americanos em geral deram respostas muito parecidas à crise, e destacou que "a preocupação central é proteger o emprego e a renda dos trabalhadores", e seguir impulsionando a igualdade social.

O encontro na Costa do Sauípe, na Bahia, conta também com a presença dos presidentes da Argentina, Cristina Fernández; do Paraguai, Fernando Lugo, e do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Também estão os líderes do Chile, Bolívia e Equador, países associados do Mercosul, junto com Colômbia e Peru, representados hoje por seus vice-presidentes.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cujo país está em processo de adesão plena ao Mercosul, não foi até o complexo onde acontece a reunião.

O Governo brasileiro, que está na Presidência semestral do Mercosul, também convidou para a cúpula de hoje os governantes de Guiana, México, Panamá e Suriname.

Em seu discurso, Lula defendeu a necessidade de aumentar o comércio sul-sul, insistiu em que os países da área não permitirão "retrocessos na melhora das condições de vida da população" e defendeu uma maior participação do Mercosul no desenho de uma nova arquitetura financeira internacional.

"O Mercosul não assistirá passivamente ao debate sobre a crise mundial. Queremos um papel importante na nova arquitetura internacional, multipolar e multilateral", disse o presidente.

Durante esta sessão, Lula cederá a Presidência semestral do bloco ao presidente paraguaio, Fernando Lugo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host