UOL Notícias Notícias
 

16/01/2009 - 17h11

Tanques e aviões israelenses matam 13 civis em ataques em Gaza

Gaza, 16 jan (EFE).- Tanques e aviões israelenses mataram hoje 13 civis em dois ataques no norte de Gaza, informaram fontes médicas locais.

Do total, nove vítimas morreram quando tanques israelenses abriram fogo contra um cortejo fúnebre no leste da Cidade de Gaza, e quatro pelo ataque de aviões em Jabalia, próxima à capital da Faixa.

As fontes disseram que os dois ataques ocorreram pouco depois que uma mulher e os cinco filhos morreram devido ao disparo de um tanque israelense no campo de refugiados de Al-Bureij, no centro de Gaza, e outro civil faleceu em um ataque em Khan Yunes, no sul da Faixa.

O chefe do serviço de emergências de Gaza, Muawiya Hassanein, afirmou que, neste segundo ataque, a vítima viajava de motocicleta quando recebeu um tiro das forças aéreas israelenses.

Após esses ataques, pelo menos 27 palestinos morreram ao longo do dia, quando a ofensiva israelense no território palestino completou três semanas.

Pelo menos 22 das vítimas são civis, entre eles uma menina que morreu ao ser atingida esta manhã pelos disparos de um tanque contra a casa na qual se refugiava em Jabalia, no norte de Gaza, e duas crianças em um bombardeio aéreo em Rafah, no sul.

Além disso, hoje foram localizados os corpos de 23 pessoas sob os escombros de uma casa bombardeada na quinta-feira em Cidade de Gaza.

Pelo menos 1.160 pessoas morreram e mais de cinco mil ficaram feridas desde que Israel iniciou, em 27 de dezembro, sua operação militar na Faixa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host