UOL Notícias Notícias
 
11/02/2009 - 13h53

Sarkozy cumprimenta decisão "valente e necessária" de Mubarak

Paris, 11 fev (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, cumprimentou nesta sexta-feira a decisão "valente e necessária" do governante egípcio, Hosni Mubarak, de renunciar, e pediu eleições "livres e transparentes" no país.

A França "presta uma homenagem a esta decisão valente e necessária", declarou Sarkozy em comunicado no qual acrescentou que espera "fervorosamente que as novas autoridades egípcias tomem as medidas que conduzam ao estabelecimento de instituições democráticas".

"Após várias semanas nas quais o povo egípcio expressou com força e dignidade sua vontade de mudança, o presidente Mubarak decidiu pôr fim a suas funções de presidente", declarou o chefe do Estado francês, quem qualificou como "histórico" o momento vivido pelo Egito.

Na nota da Presidência, a França "encoraja os dirigentes egípcios a empreender o mais rápido possível as reformas que farão do Egito uma sociedade livre e pluralista e que permitirão a esse grande país amigo ter seu lugar no mundo a serviço da paz".

Por último, Sarkozy pediu aos cidadãos egípcios que continuem a seguir seu caminho rumo à liberdade sem violência e prestou "apoio e amizade" nesse percurso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host