UOL Notícias Notícias
 

20/02/2009 - 10h00

Presidente de Israel encomenda a Netanyahu missão de formar Governo

Jerusalém, 20 fev (EFE).- O presidente israelense, Shimon Peres, encarregou hoje ao líder do partido direitista Likud, Benjamin Netanyahu, a formação do próximo Governo em Israel.

Peres entregou em um ato em seu escritório, em Jerusalém, uma carta com a qual oficializa o pedido a Netanyahu.

Netanyahu, que já foi primeiro-ministro entre 1996 e 1999, tem quatro semanas para armar uma coalizão, e mais outras duas, se for necessário.

O dirigente do Likud se reuniu de manhã com Peres, a quem lhe transmitiu a intenção de impulsionar a negociação para formar um Governo de união nacional.

O chefe do Estado israelense resolveu designar Netanyahu para formar Governo depois que a dirigente do partido centrista Kadima, Tzipi Livni, rejeitou se unir a uma coalizão de Governo com Netanyahu, segundo ela disse ao próprio Peres em reunião que colocou fim à rodada de contatos prévia à designação para formar o Executivo.

Livni disse, em sua reunião com Peres, que "uma ampla coalizão não tem peso, se não tem uma direção. Não podemos servir de tampa para a falta de direção".

Peres recebeu esta manhã em sua residência oficial, em Jerusalém, os dois dirigentes políticos cujos partidos obtiveram a maior representação parlamentar nas eleições de 10 de fevereiro, em um último esforço para promover uma ampla coalizão de Governo que inclua o Likud e o Kadima.

O dirigente do Likud transmitiu a Peres, durante a reunião desta manhã, que está disposto a impulsionar a negociação para formar um Governo de união nacional.

"Entendo a necessidade de unidade. Imediatamente depois que me encarregue a responsabilidade de criar uma coalizão, convocarei o Kadima à negociação", disse Netanyahu, segundo a imprensa local.

No pleito, o Kadima que obteve mais cadeiras, 28, uma a mais que o Likud, que, no entanto, conta com mais apoio devido ao aumento do número de deputados no bloco de direita.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h14

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host