UOL Notícias Notícias
 

03/03/2009 - 04h09

Obama pede a Medvedev ajuda para deter programa nuclear do Irã

Washington, 3 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta ao chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, sugerindo a paralisação do projeto americano de escudo de mísseis no leste da Europa em troca da colaboração de Moscou nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo o jornal "Washington Post", a carta enviada em fevereiro abrange uma série de assuntos, de acordo com as fontes oficiais citadas pelo diário, que pediram anonimato.

O jornal "The New York Times" explica que a carta diz que os EUA não considerariam necessário o sistema de mísseis - anunciado pelo Governo George W. Bush com veemente oposição russa - caso o Irã paralisasse seus esforços para construir mísseis balísticos com ogivas nucleares.

A carta, que segundo o jornal nova-iorquino foi entregue em mãos por emissários americanos há três semanas, pretende oferecer incentivos a Moscou em troca da colaboração com os esforços americanos frente a Teerã.

O "The New York Times" diz que a proposta não recebeu resposta de Moscou e afirma que o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, se encontrará na próxima sexta-feira em Genebra com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Os presidentes de EUA e Rússia estarão na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), em 2 de abril em Londres.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host