UOL Notícias Notícias
 

31/03/2009 - 10h23

Tropas britânicas começam retirada do Iraque

Bagdá, 31 mar (EFE).- As tropas britânicas mobilizadas no Iraque começaram hoje sua retirada da cidade de Basra, no sul do país, onde mantêm sua base militar desde a ocupação do Estado árabe em março de 2003, informaram fontes policiais iraquianas.

As fontes disseram à Agência Efe que o início da retirada aconteceu em um ato no aeroporto internacional de Basra, onde as tropas britânicas entregaram sua posição a um comandante americano.

Cerca de 200 militares britânicos, que formam o primeiro grupo dos 4,1 mil soldados que estão no Iraque, retornarão ao Reino Unido.

A retirada das tropas britânicas, que acontecerá de maneira gradual, terminará no final de julho.

Atualmente, o Reino Unido mantém cerca de 4,1 mil militares confinados nesta base, cerca de 20 quilômetros ao oeste de Basra, a maior cidade do sul do Iraque, após ceder o controle da segurança da província de mesmo nome às forças iraquianas no ano passado.

O Reino Unido aprovou o envio de 45 mil efetivos para participar da invasão militar liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque, que levou à derrubada do ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, que depois foi enforcado.

Desde a chegada das forças britânicas ao Iraque, no final de março de 2003, 177 soldados deste país morreram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host