UOL Notícias Notícias
 

20/05/2009 - 21h49

Comissão da Câmara dos EUA aprova estender Iniciativa Mérida ao Caribe

Washington, 20 mai (EFE).- A Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes americana aprovou hoje uma medida que amplia o auxílio da Iniciativa Mérida ao Caribe, dentro do orçamento de ajuda externa para 2010 e 2011.

O objetivo do projeto de lei é fortalecer os esforços diplomáticos dos Estados Unidos porque "durante tempo demais não foi dado ao Departamento de Estado os recursos que precisa" para cumprir a missão, explicou Howard Berman, presidente da comissão.

Entre os elementos principais, o projeto de lei, além de estender a ajuda da Iniciativa Mérida contra o narcotráfico e o crime organizado aos países do Caribe, "melhora a vigilância e avaliação dos programas" desse plano de segurança regional.

A Iniciativa Mérida, lançada no mandato de George W. Bush, é um plano de segurança regional de US$ 1,4 bilhão para ajudar México e América Central a combater o narcotráfico.

Em seu primeiro ano, incluiu fundos também para Haiti e República Dominicana.

Agora que tem o sinal verde do Comitê, a iniciativa será submetida à votação no plenário da Câmara de Representantes no próximo mês. Para se tornar lei, também tem que ser aprovada no Senado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host