UOL Notícias Notícias
 
26/05/2009 - 11h02 / Atualizada 26/05/2010 - 13h14

Sócrates chega ao Brasil para impulsionar investimentos

Lisboa, 26 mai (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, viajou hoje a São Paulo na primeira etapa de uma visita oficial ao Brasil com o objetivo de impulsionar investimentos e trocas entre os dois países, antes de viajar à Venezuela.

Na quinta-feira, Sócrates reúne-se com empresários brasileiros e portugueses na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo para promover possibilidades de investimento em Portugal.

O aumento dos investimentos em Portugal foi um dos compromissos declarados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última Cúpula luso-brasileira realizada em Lisboa em 19 de maio.

Após a passagem por São Paulo, o primeiro-ministro português irá ao Rio de Janeiro para discursar na inauguração do II Fórum da Aliança de Civilizações no qual participarão também Lula e os chefes do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e Turquia Recep Tayyip Erdogan, entre outras autoridades.

Sócrates manterá uma reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, assim como com outros encontros bilaterais que o Gabinete do primeiro-ministro ainda não detalhou.

A etapa brasileira da viagem pela América do Sul do chefe do Executivo português inclui encontro de trabalho com empresas portuguesas que pretendem investir no Brasil, como a cimenteira Cimpor, a aeronáutica OGMA e a eletromecânica Efacec.

Segundo meios oficiais lusos, há interesse entre os empresários portugueses em estabelecer contatos com os responsáveis brasileiros pela organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e do Mundial de futebol de 2014 para analisar possíveis negócios na área da construção, a energia e a eletricidade.

Na madrugada de sábado, o líder português deve chegar a Caracas, onde se reunirá com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e assinará acordos de cooperação ainda não detalhados em Lisboa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h05

    -0,41
    75.294,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host