UOL Notícias Notícias
 
03/06/2009 - 14h57 / Atualizada 03/06/2010 - 23h07

Obama anuncia visita à Índia em novembro

Washington, 3 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje que pretende visitar a Índia em novembro.

Obama fez a declaração em uma cerimônia para comemorar o diálogo estratégico indo-americano, que se desenvolve esta semana em Washington.

"Me sinto orgulhoso de anunciar esta noite que tenho a intenção de viajar para Índia no princípio de novembro", disse o presidente americano.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, tinha convidado Obama para ir ao país durante a visita oficial que fez a Washington em novembro do ano passado. Na época o presidente americano tinha dito que iria ao longo deste ano, mas não precisou uma data.

No transcurso do diálogo estratégico entre os EUA e a Índia, a secretária de Estado, Hillary Clinton, afirmou hoje que seu Governo e o de Nova Délhi devem resolver as "dúvidas" que ambos têm a respeito um do outro para poder elevar sua relação a um novo nível de colaboração.

A secretária de Estado se referiu a "dúvidas entre alguns indianos de que os EUA veem a Índia somente no contexto do Afeganistão e Paquistão", e que apressará sua saída do Afeganistão "deixando a Índia lidar com as consequências".

No lado americano, se referiu às dúvidas "de que Índia não exerce plenamente seu papel em assuntos regionais e globais e não fará as reformas econômicas necessárias para impulsionar um progresso maior".

O diálogo, que começou na terça-feira e termina nesta sexta-feira, e que hoje chegou ao nível dos ministros de Exteriores, aborda temas como a segurança, a proliferação nuclear, a defesa e as preocupações regionais, entre elas o futuro do Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host