UOL Notícias Notícias
 

04/06/2009 - 14h42

Premiê deposto da Mauritânia é solto após pagar fiança

Nuakchott, 4 jun (EFE).- O primeiro-ministro deposto da Mauritânia Yahya Ould Ahmed el-Waghef, detido desde o golpe de Estado de 6 de agosto, foi libertado hoje após pagar uma fiança, confirmaram à Agência Efe fontes judiciais.

A libertação de Waghef foi possível graças ao acordo alcançado na terça-feira em Dacar entre os representantes da Junta Militar e da oposição para acabar com a crise no país desde a instalação do golpe de Estado.

Junto ao chefe de Governo deposto foram libertadas três funcionários da companhia aérea Air Mauritanie, que, junto ao primeiro-ministro, tinham sido acusados de ter responsabilidade na falência da empresa.

Segundo as fontes, a fiança dos quatro alcançou um total de 360 milhões de ouguiyas (aproximadamente 1 milhão de euros).

O valor estava inicialmente estimado em 400 milhões de ouguiyas (1,1 milhão de euros), mas 40 milhões de ouguiyas já tinham sido depositados no Tesouro Público há dez dias.

Apesar disso, a Promotoria decidiu não libertar os presos.

Além de Waghef, estavam presos três diretores da Air Mauritanie, empresa que declarou falência por má gestão no início de 2008.

O premiê deposto, que foi diretor-geral da companhia entre 2004 e 2006, e os outros três funcionários fazem parte da Frente Nacional de Defesa da Democracia (FNDD), grupo contrário ao golpe de Estado e às autoridades golpistas.

A oposição qualifica esses detidos de "presos políticos". A libertação deles era uma das principais condições para poder alcançar um acordo com a Junta Militar.

O pacto obtido na terça-feira, que, conforme o previsto, será assinado oficialmente hoje em Nuakchott, inclui o adiamento das eleições previstas para 6 de junho até 18 de julho, assim como a formação imediata de um Governo de união nacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host