UOL Notícias Notícias
 

14/06/2009 - 13h28

Irã fecha escritório da TV árabe "Al Arabiya" em Teerã

Cairo, 14 jun (EFE).- O Governo do Irã ordenou o fechamento do escritório do canal árabe "Al Arabiya" em Teerã pelo período de uma semana, a contar a partir deste domingo.

Segundo o site da emissora, as autoridades não justificaram a decisão. De Dubai, onde fica a sede da rede de TV, o diretor Nabil al-Khatib confirmou que o Governo iraniano "não deu nenhuma explicação para fechar o escritório".

Com a sucursal fechada, a "Al Arabya" não poderá fazer transmissões do Irã, que vive um período de "distúrbios e protestos protagonizados por reformistas" desconfiados dos resultados das eleições presidenciais de sexta-feira.

O grande vencedor desse pleito foi atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, que se reelegeu com 64% dos votos.

"A 'Al Arabiya' está preocupada com o que supõe cobrirmos um país tão importante como o Irã em um momento tão importante como este (as eleições) e depois sermos proibidos (de funcionar) sem que sejam apresentadas razões por trás da decisão", disse Khatib.

O diretor afirmou que o correspondente da emissora em Teerã, Dia al-Nasser, é iraquiano, está devidamente credenciado e vive na capital iraniana há quatro meses.

O próprio Nasser comunicou o fechamento do escritório no Irã numa transmissão ao vivo.

"A decisão chegou após várias horas de negociações com funcionários do ministério, e este organismo, que é o encarregado de dar as credenciais de imprensa, se recusou a dar uma justificativa para a suspensão das atividades" da emissora, acrescentou o correspondente.

Nasser explicou que o Ministério de Informação iraniano havia lhe pedido a substituição de algumas informações próprias por outras divulgadas pela "Irna", a agência oficial de notícias iraniana.

"O escritório da 'Al Arabiya' efetuou a correção", afirma a rede de TV em seu site.

O canal disse ainda que, amanhã, seu correspondente vai se reunir com funcionários do ministério para discutir a situação. Mas, "enquanto isso, ele não poderá trabalhar", declarou Khatib.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host