UOL Notícias Notícias
 

15/06/2009 - 13h23

Moussavi aproveita protesto para pedir novas eleições

Teerã, 15 jun (EFE).- Centenas de milhares de iranianos se reuniram hoje no centro de Teerã para apoiar o opositor e reformista Mir Hussein Moussavi, que pediu a repetição das eleições presidenciais de sexta-feira.

À frente da manifestação também estava outro candidato reformista à Presidência do Irã, Mehdi Karrubi, que, assim como Moussavi, denunciou fraudes no processo eleitoral.

Fazendo o "V" da vitória com as mãos, os manifestantes, em silêncio, lotaram os mais de cinco quilômetros de uma das principais avenidas da capital iraniana.

"Hoje, vamos reunir aqui mais de um milhão de pessoas, apesar de terem tentado de todas as maneiras impedir que as convocássemos", disse à Agência Efe um dos membros da campanha de Moussavi.

"Esta é a verdadeira voz do povo e é preciso ouvi-la. Este não foi o voto do povo iraniano", acrescentou.

"Estamos preparados para participar de uma nova eleição presidencial. O voto do povo é muito mais importante que Moussavi ou qualquer outra pessoa", concluiu.

No começo da tarde desta segunda-feira, centenas de milhares de pessoas se reuniram no centro de Teerã, apesar de as autoridades terem bloqueado os sinais de telefonia móvel e os serviços de mensagens de texto por celular.

Ainda assim, o local do protesto lotou. "Vim aqui hoje defender meu voto, protestar contra este Governo que se diz islâmico mas não teve vergonha de roubar uma eleição", afirmou à Efe um dos manifestantes.

Nas proximidades da Universidade de Teerã, os milhares de manifestantes eram incentivados por dezenas de estudantes trancafiados atrás das cercas do campus.

Vários dos universitários também disseram que, à noite, dezenas de policiais e voluntários da milícia Basij invadiram os dormitórios do centro de ensino.

"Eles entraram e queimaram tudo. Bateram nas pessoas e pelo menos quatro pessoas morreram", disse à Efe um estudante que mostrava uma foto de um quarto incendiada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host