UOL Notícias Notícias
 

26/06/2009 - 04h02

Influente aiatolá iraniano pede "reconciliação nacional"

Teerã, 26 jun (EFE).- O grande aiatolá Nasser Makarem Shirazi, um dos clérigos mais importantes e influentes do xiismo iraniano, pediu que os dirigentes de seu país busquem a "reconciliação nacional" e a evitem políticas que coloquem em risco a coesão da República Islâmica.

"É preciso fazer algo para evitar que fiquem rescaldos debaixo das cinzas e garantir que a hostilidade, o antagonismo e a rivalidade se transformem em amizade e cooperação entre as facções", afirmou.

"Temos de trabalhar em favor do futuro do país, encontrar uma solução que permita a reconciliação nacional", sugeriu em comunicado disponibilizado em seu site.

Desde o anúncio da vitória em primeiro turno do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nas eleições de 12 de junho, o Irã se tornou palco de protestos e de uma violenta repressão na qual morreram pelo menos 20 pessoas e centenas foram detidas.

O resultado eleitoral, que a oposição denuncia como fraudulento, evidenciou as diferenças na classe clerical da cúpula do regime teocrático iraniano e causou os maiores protestos em 30 anos de Revolução Islâmica.

"Eventos extremamente dolorosos ocorreram durante os dias que seguiram as eleições presidenciais, e uma certa política aventureira tentou se aproveitar das disputas entre candidatos", afirmou.

"Causaram grande pesar em todos os iranianos que acreditam no sistema e na revolução, e agradaram os inimigos", acrescentou o clérigo, uma das maiores eminências da cidade santa de Qom, berço do pensamento xiita.

"Nestas circunstâncias, tanto os amigos como os inimigos observam a situação do país, por isso devemos manter a calma e não permitir aventuras que perturbem a paz social e atentem contra a propriedade privada", prosseguiu.

"Como disse mostro líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, tudo deve ser resolvido por meio de vias legais", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host