UOL Notícias Notícias
 

01/07/2009 - 14h43

Micheletti pede que Argentina e Equador não interfiram em Honduras

Bogotá, 1 jul (EFE).- O novo presidente de Honduras, Roberto Micheletti, pediu hoje aos líderes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e do Equador, Rafael Correa, que não interfiram em assuntos "que não lhes correspondem".

Em entrevista à emissora colombiana "La FM", Micheletti pediu a esses governantes, que pretendem acompanhar o deposto presidente Manuel Zelaya neste fim de semana em seu retorno a Tegucigalpa, que reflitam, porque o que vão fazer é uma "intervenção nos problemas de um povo que se chama Honduras".

"Quero pedir com todo respeito aos presidentes que tentam vir que aqui há um povo que está consolidado com este Governo e que, por favor, não intercedam em assuntos que não lhes correspondem", disse.

Micheletti acrescentou que os presidentes que viajarem a Tegucigalpa acompanhando Zelaya podem provocar "um problema interno no país".

"Peço que façam uma reflexão, não lhes peço que venham ou não venham, que façam o que o melhor critério deles disser, mas que façam uma reflexão do que estão fazendo", acrescentou.

O novo governante se declarou preocupado porque, segundo ele, a comunidade internacional está isolando Honduras.

No entanto, sustentou que espera a "compreensão e retificação" de todos os países que rejeitaram o golpe militar ocorrido em Honduras, e lhes pediu que o visitem para conhecer sua versão dos fatos.

Além disso, disse que, apesar do ultimato de 72 horas da Organização dos Estados Americanos (OEA) para repor Zelaya, não está disposto a recuperar o poder, "porque cometeu crimes que já estão sendo investigados pela Corte Suprema, pela Procuradoria e pelos tribunais que já têm as ordens de captura pertinentes".

"Não estamos dispostos a restituí-lo, porque ele cometeu crimes (...), no momento em que ele entrar no país, será levado à prisão", advertiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host