UOL Notícias Notícias
 

05/07/2009 - 16h19

Polícia acusa "BBC" de orquestrar distúrbios no Irã

Teerã, 5 jul (EFE).- O general Ismail Ahmadi Moghadam, chefe da Polícia do Irã, acusou hoje a rede britânica "BBC" de orquestrar os distúrbios após as eleições no país e afirmou que as denúncias de fraude já estavam preparadas.

"A 'BBC' e a embaixada britânica realizaram todos os esforços possíveis para provocar distúrbios e incitar a população à desobediência civil", afirmou Moghadam, citado pela imprensa local.

O Irã foi palco de protestos - violentamente reprimidos pelas forças de segurança - desde a confirmação da reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente.

O regime iraniano acusou o Ocidente, e em particular os Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

Pouco depois do início da confusão, as autoridades iranianas expulsaram o correspondente permanente da "BBC" em Teerã, John Leyne. Uma semana depois, foi a vez de dois diplomatas britânicos deixarem o país.

Também foram detidos outros nove funcionários iranianos da embaixada britânica em Teerã, acusados de promover os distúrbios. Oito deles já estão em liberdade.

O chefe do Poder Judiciário iraniano, Mahmoud Hashemi Shahroudi, advertiu hoje que o Governo irá à Justiça contra os canais por satélite que conspiraram contra a estabilidade do Irã e os sites que colaboraram com eles.

As acusações ao Reino Unido criaram uma crise entre Irã e a comunidade internacional, e especialmente entre o regime iraniano e a União Europeia (UE).

O bloco europeu deve se reunir para efetivar medidas como a possível retirada de todos os embaixadores e a restrição de vistos para altos funcionários iranianos.

O deputado iraniano Heshmatollah Falahat Pishneh acusou hoje o Governo britânico de estimular as demais capitais europeias a apoiar uma crise diplomática e pediu aos "países moderados" a não entrar no "jogo" britânico.

O chefe da Polícia iraniana também sugeriu hoje que os principais líderes dos protestos devem ter ligações com interesses estrangeiros, sem revelar nomes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host