UOL Notícias Notícias
 

31/07/2009 - 21h04

Ban felicita Guiné-Bissau por eleições pacíficas

Nações Unidas, 31 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje a Guiné-Bissau pela realização pacífica de eleições presidenciais, em que o candidato do partido governante, Malam Bacai Sanha, saiu vitorioso.

O porta-voz da ONU Farhan Haq disse em comunicado que Ban "felicita as instituições estatais que participaram da organização do pleito, como a Comissão Eleitoral, o Governo e as forças de segurança, assim como os partidos políticos e o povo da Guiné-Bissau em geral".

Segundo ele, o secretário-geral da ONU também parabeniza a comunidade internacional "por manter seu compromisso com a Guiné- Bissau em um momento crucial para a história desse país".

Além disso, expressou a disposição das Nações Unidas em apoiar e colaborar com o novo presidente e o Governo da empobrecida ex-colônia portuguesa para consolidar a paz e promover o desenvolvimento econômico e social.

As eleições presidenciais foram convocadas depois que o presidente João Bernardo "Nino" Vieira morreu baleado por um grupo de soldados em 2 de março, aparentemente como vingança pela morte - no dia anterior, em um atentado com carro-bomba - do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Tagme Na Wai.

Os incidentes deixaram a Guiné-Bissau, um dos Estados mais instáveis e pobres de África Ocidental, em uma situação de confusão total e ameaçaram devolver o país à série de distúrbios e golpes militares que o caracterizaram desde sua independência de Portugal, em 1974.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    0,27
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h20

    -0,73
    63.615,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host