UOL Notícias Notícias
 

07/08/2009 - 21h47

Fujimori enfrenta novo julgamento dia 28 de setembro

Lima, 7 ago (EFE).- A Sala Penal Especial da Suprema Corte de Justiça do Peru marcou hoje para 28 de setembro o início do último julgamento do ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, no qual ele pode ser sentenciado a oito anos de prisão.

Após três processos e três condenações desde que foi extraditado, em 2007, Fujimori deverá agora enfrentar um julgamento que agrupa três casos diferentes, os conhecidos como "meios de comunicação", "congressistas trânsfugas" e "intercepção telefônica", segundo a nota oficial enviada nesta sexta-feira pelo Poder Judiciário.

O ex-presidente é acusado pelos supostos crimes de peculato, pela compra da linha editorial de um canal local de notícias com fundos públicos, corrupção de funcionários e violação do sigilo das comunicações, e por grampear políticos, empresários e jornalistas.

Neste processo, a Promotoria pede uma condenação para Fujimori de oito anos de prisão, assim como o pagamento de 5 milhões de novos sóis (US$ 1,6 milhão) a favor do Estado e de 3 milhões de sóis (US$ 1 milhão) a favor dos afetados pelo grampo telefônico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host