UOL Notícias Notícias
 

14/08/2009 - 00h53

Ex-presidente Quiroga entra na briga com Morales pelo poder na Bolívia

La Paz, 13 ago (EFE).- O ex-presidente boliviano Jorge Quiroga, opositor a Evo Morales, anunciou hoje sua candidatura à Presidência nas eleições gerais de dezembro próximo e apresentou um programa de Governo.

Em discurso na cidade de Cochabamba, Quiroga aceitou ser o candidato da aliança de direita Poder Democrático Social (Podemos).

"Hoje nos toca responder à chamada da democracia. É uma chamada a que respondo sem reservas e, como sempre, firme em meus princípios, com a cabeça repleta de ideias, os braços abertos e o coração cheio de esperança", afirmou.

O ex-presidente aproveitou para ratificar suas críticas ao Governo Evo Morales, a quem acusou de ter "entregue" seus 20 anos de "luta sindical" ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, e de cometer atos contra o estado de direito.

"Prometeram mudança, mas o Governo se dedicou a perder mercados, dividir a Bolívia, corromper o Estado", disse Quiroga, presidente entre 2001 e 2002.

Quiroga explicou que seu plano de Governo aponta para transformar a Bolívia no "coração energético limpo da América do Sul e na capital mundial das baterias de lítio".

Para alcançar este objetivo, apontou que seu programa se sustenta em três pilares: a equidade social, a segurança cidadã e o fortalecimento das instituições para erradicar a corrupção.

Quiroga, nascido em Cochabamba há 49 anos, governou o país entre 2001 e 2002, após a renúncia e, logo depois, a morte por câncer do então presidente Hugo Bánzer, de quem era vice-presidente.

Além de Jorge Quiroga, até o momento, oficializaram suas candidaturas, entre outros, o presidente Evo Morales, o ex-vice-presidente Víctor Hugo Cárdenas (1993-1997) e o empresário Samuel Doria Medina.

Segundo o calendário eleitoral, a data limite para a entrega de listas de candidatos termina em 7 de setembro próximo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host