UOL Notícias Notícias
 

05/10/2009 - 14h24

Primeiro-ministro chinês e Kim Jong-il se reúnem em Pyongyang

Seul, 5 out (EFE).- O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e o líder norte-coreano, Kim Jong-il, se reuniram nesta segunda-feira em Pyongyang, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

Wen está na Coreia do Norte desde domingo para as comemorações do 60º aniversário das relações entre os dois países comunistas e, quem sabe, pressionar o regime norte-coreano a retornar às conversas multilaterais sobre a desnuclearização da Península Coreana.

Segundo a agência chinesa "Xinhua", citada pela "Yonhap", Wen e Kim se reuniram hoje em Pyongyang, conforme o previsto.

Previamente, a Coreia do Norte se mostrou aberta ao diálogo bilateral e multilateral sobre seu desarmamento nuclear.

De acordo com a agência estatal norte-coreana "KCNA", o primeiro-ministro norte-coreano, Kim Yong-il, expressou este domingo a Wen a "vontade de completar a desnuclearização da península coreana, a última vontade do falecido presidente Kim Il-sung, mediante diálogos bilaterais e multilaterais".

Em setembro, Kim Jong-il disse que Pyongyang estaria disposta a retomar contatos bilaterais e multilaterais para negociar o conflito nuclear da Península Coreana.

A visita de Wen ocorre em meio aos esforços internacionais para que a Coreia do Norte volte à mesa de diálogo de seis lados para sua desnuclearização, paralisado desde o final de 2008. Participam das conversas as duas Coreias, Estados Unidos, Japão, Rússia e China.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host