UOL Notícias Notícias
 

11/10/2009 - 11h35

EUA e R.Unido destacam consenso em estratégia para o Afeganistão

Londres, 11 out (EFE).- Os Governos britânico e americano continuam trabalhando em conjunto no desenvolvimento de uma estratégia que seja "o mais clara, eficaz e decisiva possível" para a superação do conflito no Afeganistão.

Em uma reunião neste domingo, o ministro de Assutos Exteriores do Reino Unido, David Miliband, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, conversaram em Londres sobre a situação no Afeganistão e no vizinho Paquistão.

Em uma entrevista coletiva após o encontro, Miliband destacou que ambos os países, que sustentam o peso da intervenção militar no Afeganistão, têm uma "estratégia compartilhada".

Hillary, por sua vez, reiterou o compromisso com a estabilidade do país asiático e ressaltou que os recentes ataques da Al Qaeda e dos talibãs mostram que ambos continuam sendo "uma ameaça direta" ao Ocidente.

"Nossa estratégia continua sendo a mesma. Temos um compromisso com o Afeganistão. Temos muito claro que a conjunção da Al Qaeda, de elementos dos talibãs e de outros extremistas representam uma ameaça direta a nossos dois países e ao mundo", disse a secretária de Estado, que não deu detalhes da estratégia dos Estados Unidos para o Afeganistão.

Miliband, por outro, lado, admitiu que "há grandes decisões a serem tomadas pelo conjunto da coalizão dirigida pelos EUA. Para ele, aqueles que criticam a estratégia atual não estão entendendo as conversas que há em andamento entre os membros da coalizão.

Sobre o Paquistão, os dois diplomatas disseram que a situação neste país também é complicada. Porém, disseram confiar na força do Estado paquistanês.

"A insurgência que o Paquistão enfrenta é uma ameaça fatal àquele país, mas é uma ameaça frente à qual, nos últimos três ou quatro meses, o Exército e o povo do Paquistão demonstraram grande determinação e sacrifício", destacou Miliband.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host