UOL Notícias Notícias
 

14/10/2009 - 05h35

Israel denuncia que Síria segue fornecendo armas iranianas ao Hisbolá

Jerusalém, 14 out (EFE).- O Exército israelense denunciou que a Síria segue passando armamento iraniano ao movimento xiita libanês Hisbolá, em violação da resolução 1701 da ONU que estabelece o embargo de armas ao Líbano, segundo declaração de uma fonte militar hoje ao jornal "Ha'aretz".

"Irã paga (as armas), Síria contrabandeia e o Hisbolá as recebe", diz a fonte sem ser identificada.

No final da noite de ontem o Exército israelense divulgou imagens feitas por um avião sem piloto na aldeia libanesa de Tayr Filsi, ao leste de Tiro e ao sul do rio Litani, na qual um grupo de pessoas tira de um edifício o que aparenta ser um foguete de médio ou longo alcance e o transfere em caminhão a outro povoado vizinho.

Na aldeia de Tayr Filsi aconteceu na segunda-feira uma potente explosão no edifício onde reside um militante do Hisbolá, que Israel atribui a um armazém de armas no lugar.

O grupo xiita e o Exército libanês confirmaram a deflagração e disseram que pelo menos uma pessoa ficou ferida na garagem do domicílio do militante do Hisbolá Abdel Nasser Issa.

Segundo o alto comando israelense, três anos depois da guerra, Hisbolá dispõe de dezenas de milhares de foguetes, muitos dos quais estão armazenados em cerca de trezentos armazéns repartidos por mais de uma centena de aldeias xiitas no sul do Líbano.

A resolução 1701 estabelece que a Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (Finul) se encarregue de supervisionar o embargo e apóie ao Exército libanês no desarmamento de toda a região ao sul do rio Litani.

Mas, segundo o alto comando israelense, o contingente internacional se vê impedido de fazê-lo porque "nos lugares nos quais devem fazer as inspeções há tal grau de atrito com o Hisbolá que os agentes da ONU geralmente desistem".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host