UOL Notícias Notícias
 

17/10/2009 - 12h20

Iraque ganha nova coalizão sunita

Bagdá, 17 out (EFE).- Vários políticos anunciaram hoje, em Bagdá, a criação de uma nova coalizão, a Aliança do Consenso Iraquiano (ACI), que substituirá aquele que até agora era o principal bloco sunita do país, a Frente do Consenso Iraquiano (FCI).

A nova aliança, que é liderada pelo Partido Islâmico do Iraque (PII) e tem como integrantes ex-dirigentes da FCI, foi criada para disputar as eleições legislativas de janeiro do ano que vem.

Além do PII, três grupos tribais e um partido turcomano compõem a coalizão.

No discurso de apresentação, o líder da ACI e membro do PII, Osama al-Tikriti, disse que a criação da aliança foi motivada por desejos de "reforma e mudanças".

"Nosso objetivo é conseguir a melhor das chapas para solucionar os problemas e servir os iraquianos", destacou.

Tikriti acrescentou que a ACI quer promover mudanças no que diz respeito à reconciliação nacional e está aberta a alianças antes e depois do pleito de 2010.

Por sua vez, o presidente do Parlamento, Iyad al-Samerrai, outro dos chefes da nova coalizão, afirmou que os "que se retiraram da Frente do Consenso Iraquiano são poucos", ao passo que "outros grupos se uniram" à ACI, que por causa disse é "hoje mais forte" que o bloco anterior.

O lema da nova coalizão é "Sempre com as mãos limpas", uma referência à corrupção política no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host