UOL Notícias Notícias
 

19/10/2009 - 12h12

Começa reunião com Irã sobre enriquecimento de urânio no exterior

Viena, 19 out (EFE).- A reunião com o Irã para negociar fórmulas de enriquecimento de seu urânio o exterior começou hoje, em Viena, com representantes dos Estados Unidos, Rússia e França.

O encontro, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), começou com um pouco de atraso e marcada pelo baixo nível da delegação iraniana, liderada pelo embaixador do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltaniyeh.

Por parte dos EUA, participa da reunião Daniel B. Poneman, vice-secretário de Energia, enquanto a representação francesa era liderada pela embaixadora da França na AIEA, Florence Mangin, e, pela parte russa, está presente Nikolai Spaski, subdiretor da Agência Atômica da Rússia.

A AIEA estava representada por seu diretor-geral, Mohamed ElBaradei, e as conversas devem durar cerca de três horas, até por volta das 18h (14h de Brasília), se não houver nenhum contratempo.

Os três países analisarão com os iranianos os termos do envio de cerca de 1,2 tonelada de urânio pouco enriquecido à Rússia, onde deve ser enriquecido até cerca de 20% de pureza.

O plano, idealizado pelo Ocidente na reunião em Genebra em 1º de outubro, prevê a posterior transferência do urânio à França, onde seria transformado em combustível nuclear e depois devolvido ao Irã para uso em um reator científico em Teerã.

As mais recentes declarações dos responsáveis iranianos dificultaram as chances de um acordo, já que, segundo Teerã, a negociação não trata sobre o envio de seu urânio ao exterior, mas sobre a compra desse material à França, Rússia ou, inclusive, EUA.

O encontro entre os analistas dos quatro países, que durará cerca de dois ou três dias, por causa da complexidade técnica, é considerado crucial para o futuro das negociações internacionais sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host