UOL Notícias Notícias
 

21/10/2009 - 15h26

EUA concedem ajuda de US$ 4,5 mi a Mali para luta contra terrorismo

Bamaco, 21 out (EFE).- O Governo dos Estados Unidos concedeu a Mali, no norte da África, veículos e equipamento militar no valor de US$ 4,5 milhões para a luta contra o terrorismo, o crime e o trafico de armas no país, informaram hoje veículos locais de imprensa.

A ajuda consiste em 37 veículos off-road e material de comunicação de alta tecnologia. Todos os recursos foram entregues pela embaixadora americana em Bamaco, Gillian Milovanovic, ao ministro de Defesa malinês, Natie Pleah.

Outros seis veículos similares, assim como peças para reparos, uniformes militares e outros tipos de materiais serão entregues nos próximos dias.

A faixa entre as fronteiras comuns de Argélia, Mali, Níger, Mauritânia e Líbia inclui parte do deserto do Saara e do Sahel, a região entre o deserto e as áreas férteis mais ao sul. De difícil controle, a zona é vastamente utilizada para atividades ilegais.

Esta situação foi aproveitada pelos comandos da organização terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI), que criaram estreitos vínculos com as redes de contrabando e utilizam a área para encontrar refúgio.

Além disso, os sequestros contra cidadãos estrangeiros ganharam força nos últimos meses no norte do Mali.

Em junho, a Al Qaeda assassinou o refém britânico Edwin Dyer após acusar o Governo de Londres de não responder a suas reivindicações para libertá-lo.

No mesmo mês, um confronto entre integrantes do AQMI e o Exército malinês deixou 20 mortos, entre eles oito militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,20
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h20

    0,14
    63.852,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host