UOL Notícias Notícias
 

23/10/2009 - 20h06

Hillary Clinton irá em breve ao Paquistão

Washington, 23 out (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará ao Paquistão em breve, informou hoje o representante especial dos Estados Unidos para o Paquistão e o Afeganistão, Richard Holbrooke, sem detalhar a data por razões de segurança.

Holbrooke não quis revelar também a duração da estadia, mas adiantou que Hillary se reunirá com altas autoridades do Paquistão, membros da oposição, assim como representantes da sociedade civil e a comunidade empresarial.

A viagem ocorrerá em um momento em que os Estados Unidos estão imersos em uma revisão da estratégia da guerra do Afeganistão e percebem no Paquistão um parceiro para ajudar às tropas internacionais no combate à violência.

Recentemente, o Congresso americano aprovou uma lei que aumenta para US$ 7,5 bilhões a assistência ao Paquistão nos próximos cinco anos. Serão US$ 1,5 bilhão por ano para programas econômicos e sociais para incentivar o país na luta contra a rede terrorista Al Qaeda e o talibã.

Holbrooke assegurou que esta é uma lei favorável ao Paquistão e lembrou que os congressistas John Kerry e Howard Berman, dois dos autores da lei, entregaram ao ministro de Assuntos Exteriores do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, um documento no qual garantiram que a medida não põe em perigo a soberania do país nem impõe condições para o desembolso da assistência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host