UOL Notícias Notícias
 

26/10/2009 - 11h45

Sócrates toma posse como primeiro-ministro pela segunda vez

Lisboa, 26 out (EFE).- Cerca de um mês após vencer as eleições legislativas, o socialista José Sócrates tomou posse hoje como primeiro-ministro no Palácio de Ajuda em Lisboa e iniciou seu segundo Governo.

Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, presidiu a sessão em que tomaram posse também os 16 ministros do novo Executivo.

Nesta legislatura, o primeiro-ministro perdeu a maioria absoluta e agora conta com o apoio de 97 dos 230 deputados do Parlamento.

Sócrates afirmou em seu discurso de posse que os portugueses escolheram no pleito gerais um Governo reformista e apostaram em uma estratégia de modernização para o país.

"A posse deste 18º Governo Constitucional de Portugal cumpre a clara vontade manifestada pelos votos dos portugueses que tem uma conclusão indiscutível: é um voto de confiança e um Governo reformista e a uma estratégia de modernização", manifestou Sócrates.

Para o líder socialista o resultado eleitoral mostrou uma "importante lição política, de que é possível fazer reformas e promover mudanças contando com o reconhecimento dos cidadãos".

O presidente da República garantiu a cooperação com o novo Governo e ofereceu-se como referencial de estabilidade.

"Não me afastarei nem um milímetro do compromisso que adquiri com os portugueses, por isso este Governo pode contar com a cooperação do Presidente da República", declarou Cavaco Silva.

O chefe do Estado assegurou que conhece "as dificuldades que enfrentará o Governo minoritário".

Cavaco Silva também fez referência à complexa situação política atual e solicitou ao Executivo "senso de responsabilidade e lealdade institucional".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host