UOL Notícias Notícias
 

27/10/2009 - 20h18

EUA mantém designação de "grupo terrorista" a Al Qaeda no Magrebe

Washington, 27 out (EFE).- O Governo americano anunciou hoje que manterá a designação de "grupo terrorista" para a organização Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), o que implica no bloqueio de todos seus bens nos Estados Unidos.

O Departamento de Estado americano revisou o status desta organização, anteriormente conhecida como Grupo Salafista para a Pregação e o Combate (GSPC), que foi designada como grupo terrorista em 2004.

O subsecretário de Estado americano James Steinberg disse que, nestes últimos cinco anos, a organização realizou vários atentados suicidas e ataques letais que assassinaram ou feriram centenas de pessoas no norte da África.

O mais sangrento, lembrou o Departamento de Estado, foi o ataque cometido em dezembro de 2007 contra o quartel da ONU e o Conselho Constitucional da Argélia em duas operações suicidas simultâneas que deixaram 42 mortos e 158 feridos.

Por este motivo, de acordo com o Departamento de Justiça, o Departamento de Fazenda e os organismos pertinentes, o Departamento de Estado decidiu manter essa designação, que significa impedimentos legais e econômicos.

"Manter esta designação de grupo terrorista é crítico em nossa luta contra o terrorismo", afirmou o Departamento de Estado, em comunicado no qual lembrou que esta denominação inclui medidas penais a qualquer um que ofereça apoio de abastecimento, material ou recursos à organização.

"A denominação de terroristas desempenha um papel importante na interrupção dos canais de financiamento à Al Qaeda e a outros grupos terroristas, incluindo os filiados à Al Qaeda em diversas partes do mundo", afirmou o coordenador para o Contraterrorismo, Daniel Benjamin.

"Também envia uma mensagem a outros Governos e às instituições financeiras de todo o mundo sobre nossa determinação de manter a pressão sobre estes grupos", acrescentou.

Os Estados Unidos veem estes esforços como um elemento importante para limitar o alcance e a capacidade dessas organizações terroristas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    -0,09
    3,143
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h05

    0,29
    68.910,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host