UOL Notícias Notícias
 
28/10/2009 - 10h24

Presidente chileno destaca dedicação de Kirchner à América

Buenos Aires, 28 out (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, destacou a "vocação" de Néstor Kirchner a favor de "toda a América", ao chegar hoje a Buenos Aires para o velório do ex-presidente argentino e marido da atual chefe de Estado argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

"Como sempre fez, espero que (Cristina) tenha força para continuar liderando os destinos da Argentina", ressaltou em uma breve mensagem na qual se lamentou pela "grande perda" que sofreu a Argentina e reiterou a "plena e total" solidariedade do Chile.

Piñera ressaltou que Kirchner exercia o cargo de secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), liderava o Partido Justicialista (peronista), entre as "muitas responsabilidades" que teve até sua morte.

"O mais importante é reconhecer uma vocação e uma vida inteira dedicada não só à Argentina, mas a toda América", disse.

O presidente do Chile é o quarto a chegar a Buenos Aires de um total de oito chefes de Estado sul-americanos que viajarão para o velório de Kirchner na Casa Rosada, sede do Governo.

Depois da chegada de Piñera e dos líderes de Bolívia, Equador e Uruguai, esperam-se nas próximas horas a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, Juan Manuel Santos (Colômbia), Fernando Lugo (Paraguai), Hugo Chávez (Venezuela).

Kirchner, que governou a Argentina entre 2003 e 2007, morreu nesta quarta-feira após um ataque cardíaco na cidade de El Calafate, no sul do país, onde descansava junto à sua mulher.

Está previsto que o funeral de Kirchner terminará nesta sexta-feira, quando seu caixão será levado ao cemitério de Río Gallegos, sua cidade natal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    0,55
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h49

    -2,01
    61.381,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host