UOL Notícias Notícias
 

30/10/2009 - 15h33

Chávez: "Lula veio com a boa nova sobre o Mercosul"

O Tigre (Venezuela), 30 out (EFE).- "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio como Cristo, anunciando a boa nova", disse hoje seu colega venezuelano, Hugo Chávez, a respeito da aprovação pela comissão do Senado brasileiro da entrada da Venezuela no Mercosul.

"É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico", afirmou Chávez aos jornalistas na pista do aeroporto de El Tigre, onde recebeu Lula para um novo encontro trimestral entre ambos.

O protocolo de adesão da Venezuela, do qual só resta uma votação no plenário do Senado brasileiro, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio, e está pendente de debate no Paraguai.

"Considero do ponto de vista moral, econômico, político, que a Venezuela já é território do Mercosul", acrescentou o presidente venezuelano, se mostrando esperançoso de que o Paraguai dê também o sinal verde.

"O Paraguai tem seus próprios ritmos. Acho que mais cedo do que tarde conseguiremos que o Paraguai aprove a entrada da Venezuela", nesse bloco, declarou Chávez.

Lula qualificou ontem de "extraordinária" a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul por uma comissão do Senado, ao inaugurar em Caracas, pouco após sua chegada, o novo Consulado do Brasil na capital.

Em sua sétima reunião trimestral, os dois presidentes selarão acordos para a operação conjunta de uma refinaria em Pernambuco e tratarão assuntos da agenda bilateral, assim como questões internacionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host