UOL Notícias Notícias
 

01/11/2009 - 00h21

Força Aérea recupera corpo de vítima do avião que caiu na Amazônia

São Paulo, 31 out (EFE).- A Força Aérea Brasileira (FAB) recuperou hoje um corpo de um dos dois ocupantes desaparecidos do avião militar que desapareceu na quinta-feira na Amazônia e no qual nove pessoas sobreviveram a uma aterrissagem forçada, informaram meios de imprensa.

O corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foi achado dentro da aeronave por mergulhadores da equipe de resgate da FAB.

O quarto tripulante, o suboficial Marcelo dos Santos Dias, continua desaparecido e por isso os trabalhos de resgate foram mantidos no local do acidente.

Os sobreviventes foram resgatados na sexta-feira por um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB e por um HM-3 Cougar do Exército e levados ao aeroporto da cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, de onde tinha partido o Cessna C-98 Caravan no qual viajavam.

Segundo o comunicado, o avião da FAB fez na manhã da quinta-feira uma aterrissagem forçada no rio Ituí, um afluente do rio Javari, em uma região da floresta amazônica entre as aldeias Aurélio, pertencente aos índios da etnia Matis, e Rio Novo, de índios Murugos.

A aeronave perdeu contato com os controladores aéreos na manhã da quinta-feira quando voava entre as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Tabatinga, no Amazonas.

A bordo estavam quatro tripulantes e sete funcionários do Ministério da Saúde que participavam de uma campanha para vacinar índios de 50 aldeias na região amazônica.

O avião foi encontrado na manhã de hoje por indígenas Matis. Com a localização fornecida por eles foi possível para uma aeronave C-105 Amazonas da FAB localizar o ponto exato onde o avião havia decido.

Os sobreviventes foram três dos quatro tripulantes: o primeiro tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo tenente José Ananias da Silva Pereira e o primeiro sargento Edmar Simões Lourenço.

Também foram resgatados com vida cinco mulheres e um homem que viajavam como passageiros.

Os Cessna C-98 Caravan têm capacidade para 14 pessoas e costumam ser utilizados para o transporte de passageiros e carga em trechos curtos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host