UOL Notícias Notícias
 

03/11/2009 - 17h06

Ex-dirigente de Saddam anuncia nova frente de resistência contra EUA

Bagdá, 3 nov (EFE).- O ex-dirigente do regime do falecido ditador iraquiano Saddam Hussein, Izzat Ibrahim al-Douri, anunciou, em comunicado divulgado hoje na internet, a formação de uma coalizão insurgente para lutar contra as tropas americanas no Iraque.

A plataforma, denominada Frente da Guerra Santa, Libertação e Salvação Nacional, é formada por 50 facções armadas, afirmou Douri, que descreveu o dia de hoje como "histórico", devido a este anúncio.

Na nota, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, Douri antecipou que, depois da criação desta frente rebelde, será formado um conselho nacional para que forme um Governo provisório, para administrar os assuntos do Iraque.

"As forças dos EUA, diante dos sucessivos golpes da resistência, são agora obrigadas a fugir para bases fortificadas, que eles pensam que os protegerão", disse Douri, em referência à retirada americana das cidades iraquianas, que terminou em 30 de junho.

Desde então, as tropas dos EUA estão confinadas em bases militares fora dos centros urbanos, de acordo com o pacto de segurança assinado entre Bagdá e Washington há quase um ano.

Douri advertiu que não negociará com os ocupantes americanos até que decidam se retirar totalmente do país árabe, que finalmente farão isso "de maneira indefinida, por temor das consequências imprevisíveis que sua continuidade no Iraque terá para seu futuro como potência mundial".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host