UOL Notícias Notícias
 

10/11/2009 - 09h31

Criador do AK-47 faz 90 anos

Moscou, 10 nov (EFE).- Mikhail Kalashnikov, o criador do famoso fuzil AK-47, completa hoje 90 anos de idade, cheio de planos e satisfeito com sua invenção, a arma de fogo mais conhecida do mundo.

"Consegui projetar um sistema capaz de se aperfeiçoar com o tempo", declarou à imprensa o engenheiro russo, inventor da arma utilizada pelos Exércitos de aproximadamente 50 países.

As comemorações pelos 90 anos de Kalashnikov começaram ontem, com uma conferência na Izhmash, o grupo metalúrgico da localidade de Izhevsk, no qual o inventor trabalha há 60 anos.

Ainda em Izhevsk, começou hoje a 10ª Feira Nacional de Armas Esportivas e de Caça, onde, por ocasião do aniversário de Kalashnikov, estão sendo expostos os modelos mais famosos dos fuzis automáticos e metralhadoras criados pelo engenheiro.

"Noventa anos são muitos ou poucos? Não sei. Tenho a impressão de ter vivido muito, mas feito pouco. No entanto, ainda posso trabalhar em nossa fábrica e me dedicar à formação dos jovens", destacou o russo.

Para Kalashnikov, as comemorações pelos seus 90 anos "deveriam servir para impulsionar o desenvolvimento" do setor de construção de armas e para "impingir o patriotismo entre os jovens, que devem entender que o principal nesta vida não são os valores materiais, mas o serviço à pátria e ao povo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host