UOL Notícias Notícias
 

11/11/2009 - 10h35

Ex-prefeito de Roma apresenta seu novo partido

Roma, 11 nov (EFE).- O ex-prefeito de Roma Franceso Rutelli apresentou hoje seu novo partido, o Alleanza per l'Itália (Aliança pela Itália, na tradução livre), após sua saída do Partido Democrata (PD), diante das divergências com o novo secretário, Pierluigi Bersani.

Rutelli apresentou hoje seu novo projeto, de ideologia centrista e do qual será presidente, e que se une à lista de formações políticas já existentes no país.

A primeira assembleia do partido será realizada entre 11 e 12 de dezembro, em Parma (norte da Itália) e o símbolo da formação será escolhido através de uma enquete na internet.

"A partir de hoje começa um caminho para unir todas as pessoas que querem uma Itália democrática, liberal, popular e reformadora", declarou Rutelli.

Já aderiram ao partido Bruno Tabacci, que abandonou a União dos Democratas-Cristãos e Democratas de Centro (UDC), e a expoente do PD Linda Lanzillotta.

Os analistas previam que a virada para a esquerda esperada no PD após a eleição de Bersani como secretário provocaria a saída de muitas de suas personalidades centristas, como o ex-prefeito de Roma.

A previsão é de que o novo partido de Rutelli se alie no futuro com o UDC de Píer Ferdinando Casini, com o objetivo de criar o que chamaram de "o centro grande".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,73
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host