UOL Notícias Notícias
 

28/11/2009 - 10h24

Líbios são excluídos do Fórum de Davos por conflito com Suíça

Genebra, 28 nov (EFE).- Os representantes líbios não poderão participar do Fórum Econômico de Davos enquanto não forem normalizadas as relações entre Líbia e Suíça, anunciou hoje o porta-voz do fórum, Kai Bucher.

As relações entre os dois países são tensas desde que o regime líbio reteve, em julho de 2008, dois suíços como represália pela breve detenção em Genebra de Hannibal, um dos filhos do líder líbio, Muammar Kadafi.

O porta-voz, que confirmou a decisão adiantada semanas atrás pelo fundador e diretor do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, declarou que os pedidos de inscrição de cidadãos líbios para o próximo Fórum de Davos serão rejeitados.

No entanto, precisou que não ocorrerá o mesmo com as solicitadas para outros eventos do Fórum Econômico em lugares fora da Suíça.

Em todo caso, até o momento, não foi recebida da Líbia nenhuma demanda de inscrição para o Fórum de Davos 2010, que acontecerá em janeiro do próximo ano.

No ano passado, Saif al-Islan Kadafi, outro filho do líder líbio, participou do Fórum e aproveitou a ocasião para falar sobre esta crise com a ministra de Assuntos Exteriores suíça, Micheline Calmy-Rey.

O conflito diplomático entre Suíça e Líbia explodiu quando Hannibal, um dos filhos de Kadafi, foi detido por algumas horas em Genebra em julho de 2008, após ter sido acusado de maus-tratos por dois empregados domésticos.

A Polícia o deteve junto com sua esposa, grávida de oito meses, e pouco depois o liberou após pagamento de uma grande fiança.

Após este incidente, as autoridades líbias retiveram dois empresários suíços e congelaram todas as exportações de gás e petróleo para a Suíça. Os voos entre os dois países foram cancelados e os suíços foram aconselhados a não viajar à Líbia.

Os dois suíços retidos há 16 meses na Líbia estão na Embaixada da Suíça em Trípoli, mas continuam sem poder deixar o país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host