UOL Notícias Notícias
 
06/12/2009 - 20h18

Para Irã, conversas sobre seu programa nuclear com grupo 5+1 serão positivas

Atenas, 6 dez (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse nesta segunda-feira que acredita que obterá um "resultado positivo para ambas as partes" nas negociações que seu país retomou em Genebra com o Grupo 5+1 em relação ao polêmico programa nuclear de Teerã.

"Acreditamos que os países que participam hoje nas conversas têm o objetivo de manter uma política que resolva o assunto", disse Mottaki em Atenas, onde iniciou uma visita oficial nesta segunda-feira.

O grupo 5+1 é formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e pela Alemanha.

"Esperamos que as conversas e negociações continuem de forma construtiva e que cheguemos a uma conclusão positiva", indicou Mottaki.

O ministro iraniano assegurou que seu país considera que "o uso de armas nucleares não soluciona os problemas e só trazem desastre".

Ele ressaltou que "todos os países do mundo, sem exceções, devem avançar rumo à desnuclearização" e que essa "é a melhor garantia para a segurança".

As negociações entre o Irã e o grupo 5+1 foram retomadas diante do temor por parte do Ocidente de que o Irã busque desenvolver armas atômicas.

"Acho que devemos avançar de forma muito séria no assunto da desnuclearização e seguir uma política comum sobre os assuntos que preocupam a comunidade internacional", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host