UOL Notícias Notícias
 
04/01/2010 - 14h23

Governo suspende nomeações devido a disputas entre partidos

Brasília, 4 jan (EFE).- As nomeações de diretores e outros cargos no Governo de Dilma Rousseff foram suspensos até fevereiro por disputas internas entre os partidos que formam a coalizão, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

O vice-presidente, Michel Temer, admitiu nesta terça-feira em declarações a jornalistas que "ficou tudo suspenso até que haja diálogo entre todos os partidos da base aliada" ao Governo de Dilma, que recebeu a Presidência no sábado das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva.

A suspensão afeta nomeações de diretores em diversas áreas de ministérios e empresas estatais, e exclui apenas as indicações para a secretaria executiva, a chefia de gabinete e o responsável pela área de imprensa, informou a "Agência Brasil".

Segundo fontes oficiais, a decisão responde a disputas surgidas entre os 11 partidos que compõem a coalizão que apoia Dilma.

"Essa disputa por cargos é algo democrático e legítimo porque os partidos querem tentar ter mais espaço no governo", declarou a jornalistas o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Embora o Governo negue, o conflito pela distribuição dos cargos ocorre particularmente entre PT e PMDB, os mais influentes da coalizão.

O PT é o partido que mais ocupa ministérios no novo Governo (17), enquanto o PMDB, que tem Temer como líder, ficou apenas com seis.

Temer negou que haja um "enfrentamento" entre o PT e o PMDB, e assegurou que o assunto "não preocupa" Dilma, que desde que assumiu o poder não foi vista em público.

Dilma "tem experiência" para conduzir essas "diferenças", que "são coisas normais" e se resolvem com "diálogo", disse Temer após um ato no qual assumiu o novo ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência, Wellington Moreira Franco, do PMDB, assumiu formalmente o cargo.

Moreira Franco também negou que exista uma "crise" entre seu partido e o PT, e disse que tudo se trata de "mera especulação".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    0,32
    3,277
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h53

    1,59
    63.661,81
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host