UOL Notícias Notícias
 

08/01/2010 - 21h59

Governo Morales pedirá bloqueio de bens de opositor nos EUA

La Paz, 8 jan (EFE).- O Governo do presidente boliviano, Evo Morales, anunciou hoje que abrirá um processo nos Estados Unidos para pedir o bloqueio dos bens do ex-candidato presidencial opositor Manfred Reyes Villa nesse país, para onde fugiu em dezembro.

Segundo a agência estatal "ABI", o vice-ministro de Coordenação Governamental boliviano, Wilfredo Chávez, fez o anúncio depois que um veículo de imprensa americano informou que Reyes Villa possui um apartamento em Miami avaliado em US$ 330 mil.

Chávez afirmou que o Governo boliviano tem "a obrigação de recuperar" os recursos públicos que, segundo o Executivo, Reyes Villa usou para "preparar" sua estadia nos EUA.

O vice-ministro ressaltou a importância de saber se esse apartamento é o único imóvel que o opositor possui em território americano.

Em declarações à Agência Efe, o advogado de Reyes Villa, Daniel Humerez, descartou a possibilidade do bloqueio dos bens de seu cliente porque, segundo ele, as leis bolivianas não têm efeito nos EUA.

No entanto, o defensor do opositor disse que não pode confirmar se seu cliente tem ou não bens em Miami.

O próprio Chávez anunciou na quinta-feira que a extradição de Reyes Villa será pedida, o que também foi rejeitado então por Humerez com o argumento de que as denúncias estão apenas na etapa de investigação e sequer há uma acusação formal.

Reyes Villa tem quase 20 processos contra si apresentados pelo Governo Morales e pelo Governo do departamento (estado) de Cochabamba por supostos danos econômicos derivados de sua gestão nessa região.

Há mais de 20 dias, o ex-governador regional anunciou que não apareceria em público por medo de ser detido por razões políticas, já que se considera perseguido pelo Executivo boliviano, mas assegurou que não sairia da Bolívia.

No entanto, o Governo peruano confirmou nesta semana que Reyes Villa voou de Lima para os EUA em meados de dezembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host