UOL Notícias Notícias
 

09/01/2010 - 08h21

Berlusconi volta ao trabalho na segunda-feira

Roma, 9 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, voltará ao batente na segunda-feira, após mais de 15 dias afastado da vida pública devido à agressão sofrida em 13 de dezembro, em Milão.

O anúncio da volta de Berlusconi ao trabalho foi feito por ele mesmo, em uma entrevista publicada hoje pelo jornal italiano "La Repubblica". Nela, o premiê diz que, a partir de 12 de janeiro, retornará à sede do Executivo para trabalhar em todos os assuntos fundamentais para a Itália.

"Acho que, em primeiro lugar, é preciso retomar o trabalho de praxe do Governo. A partir de segunda-feira, estarei no Palácio Chigi e ligarei de novo todos os fios", declarou Berlusconi.

"Primeiramente, tenho a intenção de me reunir com o presidente da República (Giorgio Napolitano). (Depois) falarei com todos os ministros e me encontrarei com as bancadas parlamentares e os órgãos diretores" do Parlamento, acrescentou.

Após ser agredido com uma miniatura da catedral de Milão ao término de um tenso comício na cidade, Berlusconi ficou internado quatro dias para tratar dos ferimentos que sofreu. Ao receber alta, seguiu para a casa que tem na região da Lombardia, onde permaneceu durante a maior parte do tempo de sua recuperação.

"Fiquei aqui para me recuperar. No entanto, me fazem trabalhar", brincou o político, que nos últimos teve algumas reuniões e, à distância, acompanhou os recentes distúrbios entre imigrantes e moradores da localidade de Rosarno (sul).

"Mas agora estou bem. Ainda tenho uma pequena marca no rosto. Ainda dá para ver. Dizem que ela irá embora. Infelizmente, no entanto, perdi um dente", disse ao "La Repubblica".

Segundo Berlusconi, as prioridades do Governo este ano são "a reforma tributária, a reforma da Justiça e a reforma institucional".

"São as reformas que interessam ao país. Nós estamos saindo de uma crise econômica que nos atingiu em cheio. Uma crise realmente extraordinária, que não afetou apenas a gente", afirmou premiê na entrevista.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host