UOL Notícias Notícias
 

11/01/2010 - 16h42

Quarteto para O.Médio se reunirá quarta-feira em Bruxelas

(Acrescenta novos dados e muda a data da realização da reunião do Quarteto) Bruxelas, 11 jan (EFE).- O Quarteto para o Oriente Médio (ONU, Estados Unidos, União Europeia e Rússia) se reunirá quarta-feira em Bruxelas para discutir as possibilidades de desbloquear o processo de paz entre israelenses e palestinos.

O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, em nome da Presidência rotativa da UE, participará da reunião, na qual também estará o enviado especial do Quarteto, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Mitchell se reunirá antes com os embaixadores dos 27 países da UE que integram o Comitê Político e de Segurança (COPS) para analisar a situação no Oriente Médio.

Além de Moratinos e Mitchell, na reunião da quarta-feira participará também o enviado o coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry.

O encontro do Quarteto ocorre em meio dos crescentes esforços internacionais para retomar as negociações de paz entre Israel e os palestinos, bloqueadas há mais de um ano.

Com o objetivo de evitar atrasos, os palestinos exigem que a retomada das conversas inclua uma data limite para um acordo que de origem a criação de um Estado palestino independente.

A Autoridade Nacional Palestina advertiu que proclamará um Estado independente se não ocorrerem avanços.

O ministro israelense de Assuntos Exteriores, Avigdor Lieberman, rejeitou na semana passada diante de Tony Blair todo diálogo com os palestinos que estabeleça datas limites para a criação de um novo Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host