UOL Notícias Notícias
 

16/01/2010 - 17h02

França questiona gestão dos EUA no aeroporto de Porto Príncipe

Paris, 16 jan (EFE).- A França questionou a gestão do aeroporto de Porto Príncipe por parte dos Estados Unidos depois do veto ao pouso de um avião francês com ajuda para as vítimas do terremoto no Haiti e que, por isso, foi desviado para a República Dominicana.

O secretário de Estado de Cooperação da França, Alain Joyandet, quem está na capital haitiana, protestou formalmente a Washington pelo incidente, ocorrido nesta sexta-feira, segundo a "Radio France International" ("RFI").

Em declarações à imprensa recolhidas pela "RFI", Joyandet ressaltou que "não é normal que um avião que transporta um hospital de campanha não possa aterrissar".

O secretário de Estado francês denunciou a falta de certa "arbitragem" na gestão do aeroporto, onde se acumulam aviões que transportam integrantes de organizações humanitárias e toneladas de ajuda de primeira necessidade para as vítimas do terremoto.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Minustah, a missão de paz da ONU no Haiti, morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

Diferente dos dados do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host