UOL Notícias Notícias
 
18/01/2010 - 05h17

Operação contra facção política da ETA prende 6 pessoas

Pamplona (Espanha), 18 jan (EFE).- Pelo menos seis pessoas foram detidas em Navarra, no norte da Espanha, em uma operação desenvolvida pela Guarda Civil e pelo Corpo Nacional de Polícia contra o Ekin, a facção política da ETA, informaram à Agência Efe fontes da luta contra o terrorismo.

Entre os detidos, segundo as mesmas fontes, pode estar Iker Moreno Ibáñez, filho do dirigente da antiga Batasuna e atual porta-voz da "esquerda abertzale", Txelui Moreno.

A operação começou no início da madrugada desta terça-feira em Pamplona e nas localidades de Villava, Etxarri Aranatz, Burlada e Barañáin, também em Navarra.

De acordo com as fontes, a operação foi ordenada pelo juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska, que em setembro dirigiu uma outra operação policial contra o Ekin que deteve nove pessoas em Navarra e no País Basco.

Os detidos nesta terça-feira são acusados de pertencerem à cúpula do Ekin, assim como de integrarem organizações da "esquerda abertzale", como o Askatasuna e o Batasuna.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host