UOL Notícias Notícias
 

19/01/2010 - 20h49

Hillary participará de conferência sobre Haiti em Montreal

Washington, 19 jan (EFE).- A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, confirmou presença na conferência internacional para avaliar a situação do Haiti após o terremoto de 12 de janeiro, marcada para o próximo dia 25 em Montreal.

A reunião ministerial servirá para planejar uma cúpula sobre o Haiti que será realizada ainda no primeiro semestre.

Hillary confirmou presença no último fim de semana em conversa com Lawrence Cannon, ministro de Assuntos Exteriores do Canadá. A informação foi dada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

A reunião foi estipulada na noite de domingo durante uma conversa por telefone organizada pelo Canadá, com a participação do premiê haitiano, Jean Max Bellerive; dos ministros de Assuntos Exteriores de nove países do Grupo de Amigos do Haiti; do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza; e de Alain Le Roy, responsável pelos capacetes azuis da ONU.

O Grupo de Amigos do Haiti é formado por países-membros e observadores da OEA e outras instituições regionais, como a Organização Pan-americana da Saúde (OPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na teleconferência realizada no domingo, também participaram os responsáveis diplomáticos do Brasil, Estados Unidos, França, Chile, Peru, Uruguai, México, Argentina e Costa Rica.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) da terça-feira passada e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. Em declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, disse que o número de mortos superará 100 mil.

O Exército brasileiro informou que pelo menos 17 militares do país que participavam da Minustah morreram em consequência do terremoto.

A médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, também morreram no tremor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host